Conta se a história de um homem que possuía dois cães de briga, um na cor marrom e outro na cor branca, ambos da mesma raça e mesmo porte físico, esses animais eram postos para brigar visando apostas dos espectadores, um fato importante a se notar é que o dono dos cães sempre ia contra a aposta dos espectadores, ou seja, quando apostavam em um cão, ele apostava em outro e sempre saía vitorioso da situação. Um certo dia um dos espectadores o questionou sobre como ele sempre sabia qual cão ganharia, este deu a seguinte explicação: “Todas as vezes que quero que o cachorro branco ganhe, eu o alimento melhor deixando o cachorro marrom sem alimentação e mais fraco e quando quero que o marrom ganhe faço o contrário”.
Pois bem, assim como os cães de briga desse senhor, são os nossos pensamentos, somos cheios deles, muitos nos trazem paz e outros nos fazem mal, a lição que essa história nos traz é sobre o fortalecimento que damos aos nossos pensamentos e comportamentos, ou seja, quanto mais alimentarmos pensamentos e comportamentos maléficos, mais força eles terão sobre nossa vida, trazendo uma série de complicações físicas e emocionais, se ao contrário disso pararmos de alimentar tais pensamentos e passarmos a alimentar os pensamentos e comportamentos saudáveis teremos em consequência uma melhor qualidade de vida.
Segundo o psiquiatra Augusto Cury, 90% das situações que nos deixam ansiosos não acontecem, e cerca de 10% acontecem de uma forma diferente da que pensamos, sendo assim sofremos desnecessariamente e por ideias que alimentamos.
Procure sempre alimentar o que faz bem, e nos momentos de ansiedade lembre-se que cada situação e 10% real e 90% o que você percebe sobre ela. Uma mente saudável traz qualidade de vida para todo o resto do corpo.
Cuide-se.
Hytalo Mangela – CRP10/04587
Psicólogo
Colinas do Tocantins – TO
No Comments