Em publicação no Journal of Nutritional Biochemistry, por pesquisadores da Itália e da Espanha, é sugerido o consumo de morangos por ajudar a amenizar os índices do mau colesterol e do triglicérides (isso mesmo, apenas com morangos).
A pesquisa foi feita com 23 voluntários com a saúde em dia. Todos eles tiveram que acrescentar 500 gramas de morango, ao dia, durante quase um mês. Exames laboratoriais foram feitos antes e depois dos testes para comparação posterior.
E como suspeitavam, os resultados se confirmaram, o colesterol caiu em 8,78%, os níveis de lipoproteínas de baixa densidade (LDL, também conhecido como colesterol ruim) caíram 13,72% e a porcentagem de triglicérides caiu 20,8%. Porém, o colesterol bom HDL não foi modificado.
A fruta também ajudou outros índices como o biomarcadores antioxidantes. Foi verificado também que, após os voluntários deixarem de consumir o morango, todas as porcentagens retornaram à original, de acordo com cientistas.
Não se sabe com precisão qual componente do morango que traz esse efeito benéfico, porém segundo o pesquisador Maurizio Battino, da Universidade Politécnica de Marche, os estudos epidemiológicos realizados apontam para as antocianinas (responsável por dar a cor natural vermelha da fruta).
E não pára por aí… Além disso, a fruta ainda traz outros benefícios como: Oferece proteção contra raios ultra violeta, reduz o efeito do álcool no estômago e fortalece células vermelhas do sangue.
Então, comer morango é o que há 🙂
Fonte: Bem Estar
No Comments